segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A MENSAGEM DA CRUZ : LOUCURA OU PODER?


“ Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” ( I Cor 1:18 )

Depois de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo é o maior personagem bíblico do NT. Ele, que antes era um perseguidor dos cristãos, teve um encontro sobrenatural com Jesus (narrado em Atos capítulo 9), se converteu verdadeiramente e tornou-se o maior pregador do evangelho do seu tempo.
Paulo foi um grande missionário. Viajou por muitas cidades, sofreu muitas perseguições, mas nada o abateu: ele dedicou a sua vida a que as pessoas conhecessem a Jesus Cristo como Senhor.

O tema da pregação de Paulo era apenas um: A CRUZ DE JESUS CRISTO. Ele mesmo afirmou acerca da sua pregação: “ Nós, porém, pregamos a Cristo crucificado” ( I Cor 1: 23 )” Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado ( 2:2 ).” Já estou crucificado com Cristo e agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.” ( Gal 2:20 ). Ou seja, o evangelho que Paulo pregava era simples: a mensagem da cruz!

1) A simplicidade do evangelho

A palavra “evangelho” significa “ boas notícias”. A boa notícia é que através da cruz de Cristo, todas as pessoas podem ser perdoadas dos seus pecados, podem ter seu relacionamento com Deus restaurado, podem desfrutar de uma vida abundante aqui na terra, uma vida com propósitos santos e definidos e, depois da morte, podem ressuscitar e ter vida eterna com Deus. Aleluia!

Essa mensagem é tremenda e, ao mesmo tempo, simples! Não há grandes mistérios. Jesus, por amor, morreu em nosso lugar, pagando a dívida de pecados que pesava sobre nós. Todo aquele que entende essa verdade, se reconhece pecador e decide entregar o governo da sua vida a Jesus Cristo, será salvo!! “ Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus os ressuscitou dentre os mortos, será salvo” ( Rm 10:9 )
Essa mensagem é o poder de Deus pra quem crê!


2) A soberba dos que se acham sábios

A soberba é um sentimento diabólico. Foi por soberba que Lúcifer foi expulso da presença de Deus e se tornou quem ele é hoje. A Bíblia afirma que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ( Tg 4:6 ).
Pois é justamente a soberba que impede muitas pessoas de aceitarem a mensagem da cruz. Para elas, tudo isso não passa de uma loucura. Elas se acham auto-suficientes, acham que podem guiar suas próprias vidas sem precisar da intervenção de Deus. Há até aquelas que nem se sentem pecadoras ou carentes da graça de Deus.
Muitos se julgam sábios, eruditos, questionadores dessa era ( I Cor 1:20-21 ), outros esperam sinais miraculosos para poderem crer ou procuram entender o evangelho baseados na sua sabedoria. ( v. 22 ). Para tais pessoas, eles são os sábios e os crentes, são os loucos.
Mas Deus não leva em conta essa sabedoria humana. Pelo contrário, a salvação é para aqueles que, pela fé, crêem na loucura da cruz.

3) Já que o evangelho é simples, Deus escolheu os simples

Deus chama as pessoas simples para receberem a mensagem do evangelho. É isso que o texto de I Corintios nos diz a partir do v. 26. Se observarmos no meio do povo de Deus, veremos que a maioria absoluta dos crentes são pessoas simples, sem grandes títulos, sem destaque na sociedade, sem nobre nascimento. É justamente esse tipo de gente que Deus escolhe. Gente que, na sua simplicidade, se reconhece carente de Deus.
Se você faz parte desse grupo de pessoas simples, talvez sem muita instrução, sem muitos recursos financeiros, talvez de uma família até bem conturbada, não estranhe que Deus tenha lhe chamado. Ele costuma agir assim pra envergonhar os sábios desse mundo.

Nunca use a sua simplicidade como desculpa pra achar que Deus não tem um propósito especial pra sua vida, porque certamente Ele tem!! Basta você se render e Ele fará de você alguém muito especial no Seu Reino.
Também nunca ache que você está em Cristo por merecimento seu, é sempre pela graça e pela misericórdia de Deus A Bíblia diz: “ É, porém, por iniciativa de Deus, que vocês estão em Cristo Jesus” ( I Cor 1:30 )


4) Não ligue pra quem achar que você é louco

Desde os tempos do apóstolo Paulo havia aqueles que achavam que esse negócio de ser crente, de seguir a Jesus, de crer na eternidade, no céu, era uma tremenda loucura. Hoje não é diferente. Não faltarão pessoas dizendo que você enlouqueceu agora que quer servir a Jesus, que vai viver uma vida de santidade, de compromisso com Deus. Vão achar que você é louco por estar todos os domingos na sua igreja, por ser fiel nos dízimos e nas ofertas, por ser obediente à palavra do seu discipulador..... não estranhe. O evangelho é mesmo uma loucura pra quem não crê.

Interceda por essas pessoas que não entendem porque no dia em que elas receberem Jesus elas também se tornarão “loucas” por Ele”!!!

Permaneça firme, não se deixe intimidar pelos preconceitos e pelas perseguições. As mesmas pessoas que acham você louco, poderão ver o PODER DE DEUS na sua vida. Essa é a promessa!! Você se rende à mensagem da cruz, pode até ser perseguido por isso, mas o poder de Deus se manifesta em você. Foi assim com o apóstolo Paulo e com todos os discípulos de Jesus: por onde eles passavam, o poder de Deus era manifestado. Será assim com você! As pessoas verão que há algo diferente na sua vida e esse algo é o poder de Deus!
Renda-se à mensagem da cruz: ela é para pessoas como eu e como você!!

Na unção da conquista das promessas,

Ministério Manancial de Vida para as Nações

2 comentários:

  1. Olá amigo(A) estou aqui para fazer a divulgação do meu blog evangélico para garotas da uma visitinha http://operfildetodacrista.blogspot.com/
    já estou seguindo o seu blog segui o meu
    Abraços
    Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  2. Olá estou aqui amogo(A) para divulgar o meu mais novo blog peço que visitem e para garotas evangelicas !!! já estou segundo o seu !!! me ajudem a divulgar pois estamos aui num só propósito e numa só fé FALAR DA PALAVRA DE DEUS
    sigam,visitem comentem! http://operfildetodacrista.blogspot.com
    criei hoje!
    Deus Abençoe!

    ResponderExcluir

Que o Senhor Jesus Te abençoe ricamente!!